Publicidade de produtos alimentares: traduzem a realidade?
E a pergunta que se coloca é:
“Será que a forma como é publicitado um produto alimentar traduz o que esse produto é na realidade?”
A resposta é:
“Por vezes sim. E por vezes não!”
Vale a pena relembrar que, para saber o que um produto alimentar tem na sua composição deve ler a Lista de Ingredientes que está no Rótulo de cada produto. Esta informação é o Cartão de Cidadão do produto e está ordenada por ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que está em maior quantidade para o que está em menor quantidade.
Tome como exemplo os seguintes produtos* os quais muitas vezes são-me mencionados em consulta:
A) Iogurte magro Activia da Danone (é um iogurte magro porque tem pouca gordura. No entanto tem como terceiro ingrediente o açúcar, ou seja 8.9g de açúcar em cada embalagem (o equivalente a quase 2 pacotinhos de açúcar do café));
B) Bolachas de Arroz com Sabor Iogurte da Bicentury (apesar de na embalagem referir o sabor a iogurte, não possui este ingrediente na sua Lista de ingredientes. Nas 100g de produto, 50% é composto sim por chocolate branco com sabor a leite);
C) Bolacha Original Breakfast da Belvita (são bolachas de pequeno almoço que apesar de terem menos 30% de açúcares, comparativamente à versão original, não deixam de ser ricas em açúcar e gordura. Repare que o açúcar e a gordura são os segundos e terceiros ingredientes na Lista de ingredientes).
Não se esqueça que Light, Diet ou Fit não significam que seja isento de calorias. Portanto tenha um espírito critico e procure saber o que realmente está a comprar e a dar ao seu corpo.
Aposte na literacia alimentar e vá muito além do que a publicidade lhe diz.
*Produtos escolhidos aleatoriamente, sendo esta publicação meramente informativa, não patrocinada e sem quaisquer interesses comerciais ou de outra natureza.
Lucília Duarte
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica C.P. 2068N
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO!
TEMOS UMA EQUIPA DE NUTRICIONISTAS CREDENCIADOS PARA O AJUDAR!
Referências Bibliográficas: