#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
18
06
2020

Mitos da Nutrição – Parte II

       1. O chocolate negro é melhor do que o chocolate de leite?

Depende da escolha do chocolate e do teor em cacau. Normalmente, quanto maior for a percentagem em cacau, maior será o teor em gordura e menor será o de açúcares. Em termos calóricos, também varia de produto para produto, sendo importante analisar a informação nutricional e a lista de ingredientes.

      2. A ingestão de alimentos que contenham glúten deve ser evitada?

O glúten (conjunto de proteínas insolúveis) só deve ser evitado em caso de doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. A DC é uma doença autoimune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten. A ingestão de glúten, mesmo em pequenas quantidades, leva o organismo a desenvolver uma reação imunológica contra o próprio intestino delgado, provocando lesões na sua mucosa que se traduzem pela diminuição da capacidade de absorção dos nutrientes. A eliminação do glúten da alimentação permite que o intestino regenere por completo da lesão e o organismo recupere. Contudo, se houver reintrodução do glúten, as inflamações regressam e os sintomas reaparecem.

     3. Do ponto de vista nutricional, as bebidas vegetais são melhores que o leite?

Não! As bebidas vegetais não têm nada a ver com a composição nutricional do leite. O leite é rico em proteína, vitaminas e minerais. No caso das bebidas vegetais, a sua composição não é muito interessante do ponto de vista nutricional tendo em conta que apenas o teor de cálcio é semelhante ao leite.

     4. A bebida de soja tem um teor proteico semelhante ao leite?

Sim! A bebida de soja tem aproximadamente 3,2g/100g e o leite tem 3,4g/100g de proteína.

     5. Uma alimentação exclusivamente vegetariana é mais saudável do que uma alimentação não vegetariana?

Fazer uma alimentação exclusivamente vegetariana não significa mais saúde! Se a alimentação não for devidamente planeada e ajustada, pode ser mais prejudicial do que uma alimentação não vegetariana.

O mais importante é praticar uma alimentação saudável, independentemente se esta é vegetariana ou não.

Claro que se fizermos uma alimentação vegetariana devidamente planeada esta pode ter alguns benefícios na redução da prevalência de obesidade, diabetes, cancro, doenças cardiovasculares, hiperlipidemias, hipertensão, bem como na redução da taxa de mortalidade por insuficiência coronária. 

 

 

Daniela Toscano,

Nutricionista

Cédula Profissional nº 3672N

nutricao2.marisol@aquafitness.pt