Estratégias para um Natal mais saudável
- Compre e/ou faça apenas a quantidade suficiente.
Os excessos alimentares cometidos nos dias seguintes ao Natal estão muitas vezes associados a sobras (de sobremesas, de pratos, de queijos e outros). Por isso, compre ou cozinhe em MENOR quantidade.
- Inicie as refeições de Natal com Sopa de Legumes.
A presença de legumes na refeição vai promover saciedade, deixando espaço para comer de tudo um pouco, mas sem exageros.
- Prepare entradas a pensar em si.
Se quer manter algum equilíbrio alimentar e nutricional mesmo nesta quadra festiva, prepare umas entradas menos calóricas e muito saciantes como p.ex. espetadas de mini mozarela e tomate cherry, ovos verdes com camarão, palitos de vegetais com húmus…
- Confecione as suas receitas de Natal de forma mais saudável.
Faça rabanadas no forno, experimente fazer broas castelares com batata doce e tâmaras, use leite magro para fazer o arroz doce, reduza a quantidade de açúcar usada nas receitas… Pequenos ajustes que irão tirar muitas calorias ao seu Natal, sem tirar sabor ás suas receitas.
- Saboreie verdadeiramente este Natal.
Leve tempo a apreciar a diversidade de aromas e sabores natalícios, mastigando e comendo devagar. Disfrute da partilha à mesa e da companhia dos presentes.
- A saciedade passa também pelo copo… principalmente pelo de água!
E se é verdade que é em dias de festa como o Natal, que por serem pontuais, podemos exagerar um pouco, também é verdade que 1 copo de vinho tinto de 200ml tem em média 170kcal. Assim a minha sugestão é alternar o copo de vinho (ou outra bebida igualmente calórica) com 1 copo de água para moderar a ingestão calórica desta refeição.
- Mexa-se no Natal!!!
Faça uma pequena caminhada na tarde de Natal, brinque à apanhada com os seus filhos, jogue ás escondidas com os seus netos… mas faça alguma atividade física neste Natal para queimar algumas calorias dos excessos natalícios 😉
Lucília Duarte
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica – C.P. 2068N