#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
03
11
2023

Dia Mundial da Sanduíche

Quem inventou?

Parece óbvio, mas há quem debata o que é uma sanduíche. Existem inclusive definições mais oficiais (Food and Drug Administration e British Sandwich Association) que estipulam a percentagem de ingredientes,  e o  tipo de conteúdo da sanduíche, para que esta comida possa ser definida como sanduíche.

Considera-se que foi inventada pelo 4º Conde de Sandwich, John Montagu, quando pediu ao seu cozinheiro que lhe trouxesse carne entre dois pedaços de pão torrado, para que, enquanto jogasse ás cartas, não sujasse as mãos (e as cartas) a comer carne. Prático, certo?

 

Prático?

Certo, uma opção prática. Hoje em dia, pelo contexto sócio económico, cultural, e outras variáveis, o nosso estilo de vida tem cada vez mais um tempo de refeição reduzido.

As sanduiches podem, assim, representar uma opção válida, e não tem de ser necessariamente uma opção menos saudável, especialmente quando preparadas pelo(a) próprio(a).

 

Como “pensar” a minha sanduíche?

Pontos a ter em conta:

– PÃO: A escolha de um tipo de pão baseado em farinha de trigo ou centeio integral, é uma opção preferível, por ser menos refinada. Consultar a lista de ingredientes (quando aplicável) também é importante para ver se existem açúcares adicionados por exemplo.

– RECHEIO:

1 – Escolher uma boa fonte de proteína (ovo, carnes magras, peixe, queijo tipo cottage, pasta de lentilhas, grão, amêndoa, etc.)

2  – Utilizar verduras e legumes (não apenas a típica alface / rúcula, mas também legumes grelhados ou estufados poderão ser uma boa opção)

 

Exemplo:

Ingredientes:

2 fatias de pão centeio integral (100g)

4 folhas de alface médias

1 cenoura pequena ralada

1 tomate pequeno

Creme de atum:

1 lata de atum em água

1 colher sopa quark 0%

1 colher de sobremesa de salsa picada

Pimenta moída a gosto.

Valor Nutricional:

Energia: 350 Kcal

Proteinas: 29g

Hidratos de carbono: 48g

Lípidos: 5g

 

João Almeida Lopes – 1705N