Intolerância à lactose

Intolerância à lactose

[vc_row][vc_column][vc_column_text delay=”0″]O que é?

 

A intolerância à lactose é uma reação adversa do organismo que ao contrário das alergias, não envolve o sistema imunitário. Esta intolerância deriva da dificuldade da lactose ser metabolizada em glucose e galactose, devido à ausência ou à diminuição da ação da enzima lactase, que é responsável por todo este processo. Quando isto acontece, a lactose permanece no intestino e as bactérias existentes fermentam-na, provocando flatulência, desconforto abdominal, inflamação, diarreia e desidratação.

 

Dúvidas que envolvem esta temática…

  1. Porque é que o leite sem lactose continua a ter hidratos de carbono, incluindo açúcares?

O facto de o leite ser “sem lactose” não significa que este deixe de ter hidratos de carbono, a única diferença existente é que a lactose encontra-se previamente metabolizada em glucose e galactose (açúcares simples) o que facilita a sua absorção sem causar qualquer tipo de desconforto.

  1. Sinto desconforto abdominal quando bebo leite, serei intolerante à lactose?

Pode ser e pode não ser! Esta questão é muito recorrente nos dias de hoje, uma grande parte da população associa o inchaço e o desconforto abdominal à ingestão de leite e obrigatoriamente à intolerância à lactose, mas nem sempre isso se verifica, podendo a causa estar associada a outro tipo de alimentos que tenham sido ingeridos. Contudo, existem pessoas que são sensíveis à lactose e que podem apresentar alguns sintomas semelhantes à intolerância, não sendo intolerantes. Nestes casos aconselho a realização de testes que possam determinar se existe intolerância ou não e também a ingestão de alguns alimentos (em poucas quantidades) que contenham lactose (leite, iogurtes, queijo, gelados…), de forma a verificar se os sintomas tendem a persistir ou se foi apenas uma situação pontual.

  1. Se ingerir algum alimento com lactose, sendo intolerante, que tipo de sintomas é que posso ter?

Pode sentir alguns dos sintomas típicos da intolerância à lactose: desconforto abdominal, inchaço, flatulência, diarreia e desidratação. No entanto, todos estes sintomas são temporários se não voltar a ingerir alimentos com lactose. A resposta do organismo que deriva da ingestão, depende do grau de intolerância, ou seja, existem indivíduos que toleram os iogurtes normais porque a quantidade de lactose existente é muito reduzida, derivado ao processo de fermentação. Isto significa que nem todos os produtos lácteos têm o mesmo teor de lactose, logo a sua ingestão deve ser adaptada consoante o grau de intolerância ao alimento.

 

Alguns exemplos de substitutos[/vc_column_text][vc_single_image image=”8783″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text delay=”0″]Daniela Toscano,

Nutricionista

Cédula Profissional nº 3672N

nutricao2.marisol@aquafitness.pt[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Aquafitness
Resumo da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência possível. As informações dos cookies são guardadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.