7 Curiosidades Sobre o Mel
- Apresenta um elevado valor energético e idêntico ao do açúcar branco (100g de produto contém 314kcal) e um teor elevado de hidratos de carbono (78g por 100g alimento).
- Contém micronutrientes, tais como riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), vitamina B6, potássio, fósforo e magnésio, que lhe confere valor nutricional.
- Por apresentar uma percentagem significativa de frutose, tem um poder adoçante superior ao açúcar refinado e um índice glicémico inferior.
- É composto por glucose e frutose, dois açúcares simples, muito semelhante à sacarose, o açúcar de cana comum.
- É rico em antioxidantes e tem propriedades antibacterianas que contribuem para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e imunitário.
- Tem compostos bioativos, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, responsáveis pela redução dos sintomas de gripe e constipações, particularmente a tosse.
- O mel de cor mais escura tem uma presença maior destes compostos bioativos protetores. No entanto, o seu consumo deve ser moderado, por ser um açúcar simples e com um valor calórico considerável.
Qual o impacto das abelhas no ecossistema?
Participam ativamente no processo de polinização (processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas), desempenhando um papel crucial na manutenção da biodiversidade do nosso planeta.
As abelhas asseguram cerca de 80% da polinização de plantações na Europa, assegurando a produção de inúmeros frutos e hortícolas e a manutenção da flora, influenciando a nossa alimentação tanto e a de outros animais.
No entanto, tem-se verificado uma diminuição drástica no número de abelhas nos últimos anos, podendo ser causada pelas condições ambientais atuais, como a perda de habitat, a agricultura intensiva, as alterações climáticas, os parasitas e o uso de pesticidas.
https://nutrimento.pt/noticias/mel-nacional-escolha-alimentar-impacto-no-meio-ambiente/