O MITO do pão

[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”10″][vc_column_text delay=”0″]O pão é um alimento que engorda e devemos evitar ou será que podemos fazer as pazes com ele?

Vamos compará-lo com alguns alimentos que muitas vezes usamos para substitui-lo na tentativa de não ganharmos peso. Esta comparação foi feita por porção que habitualmente ingerimos e não por 100g de produto.[/vc_column_text][vc_column_text delay=”0″][/vc_column_text][vc_single_image image=”8484″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_single_image image=”8485″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text delay=”0″]Se num lanche substituir um pão de centeio com queijo fresco magro ou fiambre de perú por cereais (excepto os Corn Flakes), bolachas, croissant ou outro similar, estará a ingerir mais gordura, a qual por vezes chega a ser 14 vezes mais. Um aspeto também importante é olharmos para a lista de ingredientes dos produtos mais processados como bolachas, cereais de pequeno-almoço, produtos de pastelaria, etc. Muitas vezes têm na sua composição gorduras total ou parcialmente hidrogenadas, prejudiciais à nossa saúde cardiovascular.

 

O açúcar presente em alguns cereais, bolachas e demais produtos industrializados também é, na maioria das vezes, superior ao presente no pão de confeção tipo artesanal. Denote-se que em certos casos, 3-4 bolachas podem chegar a ter o equivalente a 2 pacotes de açúcar que usualmente utilizamos para adoçar o café.

 

Há no entanto que ser criterioso na escolha do tipo de pão a consumir. Optarmos por farinhas menos refinadas e com maior riqueza nutricional (mais fibras e minerais) e sempre com menos ingredientes na sua lista de ingredientes (p.ex. centeio, malte, mistura, …). O “acompanhamento” no pão também vai fazer toda a diferença. No entanto não há alimentos proibidos desde que façam parte de uma alimentação variada e equilibrada.

 

Havendo ainda aspetos para melhorar na qualidade nutricional do pão, nomeadamente a redução do teor de sal usado na sua elaboração, será que este alimento deve ser tão penalizado na nossa alimentação diária quando consumido com moderação?

 

 

 

Lucília Duarte – C.P. 2068N

Nutricionista Aquafitness Quinta do Texugo

nutricao.texugo@aquafitness.pt[/vc_column_text][vc_empty_space height=”10″][/vc_column][vc_column][/vc_column][/vc_row]

Aquafitness
Resumo da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência possível. As informações dos cookies são guardadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.