Nitratos e performance desportiva

Nitratos e performance desportiva

Os nitratos são compostos que integram o ciclo do nitrogénio e estão naturalmente presentes em alguns alimentos, como vegetais de folha verde escura, alface e beterraba.

 

Os nitratos podem ser reduzidos em óxido nítrico que tem diversas funções, como:

– vasodilatação, o que facilita o fluxo sanguínio e transporte de oxigénio para os tecidos

– regulação da respiração celular

– homeostase da glicose e do cálcio

– contração do músculo esquelético

 

Estas carcaterísticas refletem-se em melhoria no desempenho desportivo, nomeadamente:

– redução do tempo de exaustão em exercícios de alta intensidade

– melhoria da capacidade cardiorespiratória

– menor sensação de fadiga

– redução da pressão arterial em repouso

 

Em suma, reduz o custo de oxigénio associado ao esforço.

A dosagem recomendada é de 310 a 560mg / dia e os estudos revelam maior eficácia quando existe suplementação contínua (15 dias antes da prova) do que de toma única (2h-3h antes do treino).

O consumo de nitratos é seguro na população em geral, podendo ser feito através da alimentação e/ou recorrendo a suplementação, incluindo em populações mais idosas. Para aferir o interesse em suplementação consulte o seu nutricionista.

Referências bibliográficas:

– Van De Walle G. P., Vukovich M. D., “The Effect of Nitrate Supplementation on Exercise Tolerance and Performance: A Systematic Review and Meta-Analysis”, The Journal of Strength & Conditioning Research, 2018 Jun

– Jones A. M., Thompson C., Wylie L. J., Vanhatalo A., “Dietary Nitrate and Physical Performance”, Annual Review of Nutrition, 2018 Aug

Aquafitness
Resumo da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência possível. As informações dos cookies são guardadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.