#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
23
08
2021

Papel do Nutricionista e Dicas Saudáveis

O papel do nutricionista não é pedir-lhe que deixe de comer, mas sim, sugerir-lhe que tem de continuar a comer.

Numa altura em que a desinformação é uma realidade, o papel dos profissionais de saúde é mais importante que nunca. Como tal, neste artigo, além de explicarmos o papel do nutricionista, vamos também partilhar algumas dicas saudáveis.

O nutricionista deverá…

…explicar-lhe os porquês e ensinar-lhe como e quanto comer, nunca menosprezando o prazer que a alimentação lhe trás. No fundo, deverá ensinar-lhe novos hábitos alimentares que poderá levar consigo para o resto da vida.

Por outro lado, não é o seu papel…

“… recomendar shots de imunidade, recomendar água morna, limão e gratidão, ou suplementar com nutrientes que o doente nem deficiência tem.” (FCNAUP)

Obviamente que a mudança de hábitos alimentares implica algumas cedências. Contudo, ceder em alguns pontos não significa ter de deixar de comer tudo aquilo de que gosta, e fazer uma dieta demasiado restritiva. O truque está em aprender a comer com moderação e encontrar um ponto de equilíbrio.

Para que não tenha de começar do zero, aqui tem algumas recomendações que poderá adotar já hoje:

  • Substitua o consumo de sobremesas pré-feitas, como gelados, crepes e doces, por frutas mais doces, como manga, figos, banana, ou dióspiro que lhe vão ajudar a tirar a vontade do doce.
  • Troque cereais refinados e açucarados do pequeno-almoço, ou bolachas por versões mais saudáveis como flocos de aveia, flocos de milho, muesli ou granola sem adição de açúcares.
  • Elimine o consumo de salsichas e hambúrgueres embalados e prefira carnes mais naturais, como frango e perú.
  • Substitua os enchidos processados como o salame, o fiambre e a mortadela por enchidos de qualidade como o lombo ou o presunto curado.
  • Troque os refrigerantes e sumos por chás, infusões ou sumos naturais.
  • Substitua as batatas fritas ou outros snacks salgados por frutos secos.
  • Faça a sua própria pizza, lasanha ou hambúrguer em casa e deixe de parte as do supermercado.

Para mais dicas personalizadas ao seu estilo de vida, e um plano alimentar adequado às suas necessidades, marque já a sua consulta!