Feijão Azuki
De uma forma geral, o feijão tem muita proteína, pouca gordura, é uma fonte rica de fibras alimentares e não contém colesterol. O facto de ser um alimento com hidratos de carbono de absorção lenta permite manter os níveis energéticos equilibrados ao longo do dia de modo a suprimir os ataques de fome.
O feijão azuki, cada vez mais conhecido entre nós, tem todas estas características gerais e benéficas das leguminosas grão. Ele:
– é rico em fibras que ajudam a regular o transito intestinal e que permitem a normalização dos níveis de colesterol sanguíneo;
– é rico em potássio que regula os níveis de tensão arterial e previne doenças cardiovasculares;
– contém molibdénio que ajuda na desintoxicação do fígado.
Apesar deste alimento ser rico em proteína, a sua carência nos aminoácidos (a.a.) metionina e triptofano fazem com que o feijão não seja uma proteína completa (semelhante à proteína da carne, peixe, ovos e lacticínios). No entanto, quando combinado com os cereais (p.ex. arroz), fornece todos os a.a. necessários à recuperação muscular dos atletas.
SUGESTÃO:
– Usar em estufados, guisados, saladas e salteados.
– Pode ser confeccionado com alga kombu para melhorar a sua digestibilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- Almeida MR. Super Alimentos, Refeições com mais vida. Safaa Dib. 2017
- Matten G. 100 Alimentos que deve comer. Vogais. 2017
- Real H, Barbosa M, Pimenta P. Leguminosa a leguminosa, enche o seu prato de saúde. Associação Portuguesa dos Nutricionistas. 2016
Lucília Duarte – C.P. 2068N
Nutricionista Aquafitness Quinta do Texugo