Efeitos do confinamento nas crianças
Todos nós fomos afetados pela pandemia causada pelo coronavírus, seja de forma económica, psicológica ou física. No entanto uma das faixas etárias mais afetadas são as crianças, estas em confinamento estão privadas de se desenvolver normalmente, quer socialmente, quer fisicamente.
As escolas fecharam, os parques infantis fecharam e os pais, embora em casa, continuam a ter de exercer os seus deveres em teletrabalho. É muito fácil com todas estas condições uma criança passar de ativa a sedentária, trocar o parque pelo sofá e os amigos pelos desenhos-animados. Cabe-nos a todos fazer os possíveis para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças, por mais difícil que possa ser fechado em casa, haverá sempre uma opção.
Segundo um estudo de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), o confinamento prejudicou as competências motoras das crianças. Este estudo contou com 182 crianças pré-confinamento e 114 pós-confinamento, o desempenho destas crianças em diversos testes realizados pelos investigadores foi inferior no pós-confinamento em relação ao pré-confinamento. Um dos investigadores que participou deste estudo afirma que a atividade física nas crianças é muito importante, não só porque a falta da mesma é prejudicial para a saúde, diversas doenças estão associadas ao sedentarismo, mas também porque a competência motora das crianças está associada à atividade física ao longo da vida, e crianças com maiores competências motoras vão ser adultos mais ativos.
Este estudo comprova o referido em cima, é urgente estimularmos as crianças para que estas não percam as suas competências motoras.
Uma boa maneira de incentivar a criança a ser ativa é dar-lhe responsabilidade sobre o tipo de atividade física que quer fazer, pergunte-lhe e tente fazer com que esta atividade seja divertida a prazerosa para a criança. Outra dica será tornar a atividade física da criança uma atividade em família, isto fará com que a criança se sinta acompanhada, e assim ficará mais motivada. Aliás, todos os membros da família têm a beneficiar ao praticar atividade física, por isso só existem razões para acompanhar a criança.
Atenção, no entanto, se não tiver disponibilidade para acompanhar a criança durante tempos de atividade mais longos, não tem qualquer tipo de problema dividir a atividade da criança por tempos de atividade mais curtos. Ou seja, em vez de uma hora de atividade seguida, poderia por exemplo fazer quatro atividades de quinze minutos cada ao longo do dia.
Aqui no Aquafitness não nos esquecemos dos mais pequenos, sabemos bem da importância da atividade física para estes, e por isso dispomos de várias aulas semanais para manter os seus filhos ativos. Esperamos por si!
Gabriel Zurga
Estagiário Aquafitness | Faculdade de Motricidade Humana
___________________________________________________________________________________
Referências
Lusa, Competências motoras das crianças pioraram com o confinamento, revela estudo. Competências motoras das crianças pioraram com o confinamento, revela estudo, 11 de Março 2021. Disponível em: https://www.publico.pt/2021/03/11/impar/noticia/competencias-motoras-criancas-pioraram-confinamento-revela-estudo-1953946?fbclid=IwAR1MproyF1jWbIx1vjKm8MautdtbhGKAxRUf1FGrgUqBp2RC97ICjr-Y_bo
Molly Adams, How to keep kids active during the COVID-19 pandemic. 8 de Outubro 2020. Disponível em: https://www.mdanderson.org/cancerwise/how-to-keep-kids-active-and-safe-during-the-coronavirus-covid-19-pandemic.h00-159385890.html
Noelle Mastrili, Keeping Kids Active during COVID-19. Disponível em: https://www.sbm.org/healthy-living/keeping-kids-active-during-covid-19[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]