Dia Internacional da Cerveja – 4 de Agosto
No dia 4 de Agosto, celebra-se o dia internacional da cerveja.
A data foi criada em 2007, na Califórnia, e hoje é comemorada em mais de 50 países. Portugal não é exceção.
Também conhecida como loura, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos portugueses. Em Portugal, existem várias alcunhas sendo, as mais conhecidas para a bebida: fino, imperial, mini e média.
Considerada a bebida da união, este dia reveste-se de três nobres propósitos:
- Saborear a cerveja estando na companhia de amigos
- Celebrar a bela arte dos mestres cervejeiros e de todos os que contribuem para o seu serviço
- Unir o mundo numa celebração que inclui todas as cervejas de todos os países e culturas do globo
Curiosidades sobre a cerveja
- Existem vários tipos e variedades de cerveja;
- Em média, o processo de produção da cerveja demora 20 dias;
- Existem copos específicos para beber cada tipo de cerveja;
- A cerveja tem muitos benefícios para a saúde, incluindo os ossos, a insónia, o colesterol, o cabelo, a pele, o sistema imunológico e cardiovascular;
- As garrafas castanhas ajudam a manter a frescura da cerveja;
- A cerveja mais cara do mundo é a Vielle Bon Secours que custa 880 euros;
- A melhor cerveja do mundo é a Westvleteren 12, com 10,2% de álcool.
Falando agora da composição da cerveja, com apenas 4 ingredientes se faz a bebida que mais pessoas une. No entanto, existem vários tipos de cerveja a que a estes ingredientes se podem adicionar outros, sendo estes 4 a base da cerveja na sua versão original.
- Água
Constituindo entre 90 a 95 por cento de uma cerveja, a água é um elemento essencial no processo de fabricação desta bebida. As características minerais da água têm grande influência no sabor.
- Malte
O malte é um ingrediente que resulta da germinação de cereais sob condições ambientais controladas e predeterminadas. O principal objetivo deste processo é a obtenção de enzimas, que promovem modificações nas substâncias contidas no grão. O produto final da germinação designa-se malte verde, sendo que, através da sua secagem e torrefação, se obtém o malte.
É responsável pela cor, mas também influencia no sabor.
- Lúpulo
O lúpulo é uma trepadeira perene de origem europeia, cujas flores fêmeas apresentam grande quantidade de resinas amargas e óleos essenciais, os quais conferem à cerveja o seu característico sabor amargo. Para além disto, contribui para uma maior resistência aos microrganismos indesejáveis graças ao seu poder anti-séptico, abre o apetite e fortalece o sistema nervoso.
- Levedura
A levedura é um fungo responsável pela fermentação em cerveja. A levedura metaboliza os açúcares extraídos a partir de grãos, o que produz o álcool e dióxido de carbono, e, assim, se transforma o mosto em cerveja. É o resultado deste processo que determina o perfil da cerveja.
Por fim, segundo o estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, “O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”.
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO!
TEMOS UMA EQUIPA DE NUTRICIONISTAS CREDENCIADOS PARA O AJUDAR!
Daniela Martins
C.P. 3323N