As Necessidades Nutricionais na Mulher Atleta
As atletas do sexo feminino são diferentes dos homens em relação a diversos aspetos, principalmente à composição corporal e hormonal. Entre elas, possuem também diferenças relacionadas com a flutuação mensal de estrogénio e progesterona associada ao ciclo menstrual, o que pode causar diversos efeitos no metabolismo basal e na retenção de líquidos.
Apesar de ser ainda escassa a investigação em mulheres, os estudos apontam para a necessidade de ingesta calórica/energética >45 kcal/kg de massa magra/dia para uma boa nutrição e performance na mulher atleta.
A ingestão de quantidades insuficientes de energia (<45 kcal/kg de massa magra/dia) é uma preocupação considerável pois este estado permanente de balanço energético negativo conduz à perda de peso, à alteração da função endócrina comprometendo o desempenho desportivo e limitando os benefícios do treino.
Durante a fase lútea, devido à ação da progesterona, o metabolismo de repouso aumenta entre 100 a 300 kcal. Curiosamente, este gasto extra parece ser naturalmente compensado com aumento da energia ingerida, sendo a progesterona também a responsável pelo aumento do apetite e da ingestão alimentar.
No quadro seguinte estão identificadas as necessidades nutricionais para a mulher atleta:
*Sabendo que a progesterona tem um efeito catabólico (durante a fase lútea) tanto em repouso como durante o exercício, poderá haver necessidade de aumentar a ingestão proteica ao longo do dia e durante o exercício nesta fase do ciclo.
A hidratação tem também um papel importante no processo de retardar a fadiga e no melhoramento do desempenho desportivo da mulher atleta. De uma forma geral, as necessidades na mulher atleta são idênticas ás do homem (>35ml água/kg de peso/dia), sendo que existem especificações a nível do treino tais como:
Ficou com dúvidas?
MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO!
TEMOS UMA EQUIPA DE NUTRICIONISTAS CREDENCIADOS PARA O AJUDAR!
Referências Bibliográficas:
- Holtzman B, Ackerman KE. Recommendations and Nutritional Considerations for Female Athletes: Health and Performance. Sports Med. 2021;51(Suppl 1):43-57. doi:10.1007/s40279-021-01508-8
- Minderico C. Nutrição, Treino e Competição: Manual de curso de treinadores de desporto, grau II. Instituto do Desporto de Portugal. 2016.
- https://www.viversaudavel.pt/estrategias-nutricionais-especificas-para-a-mulher-atleta/
Lucília Duarte
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica C.P. 2068N