A aliança entre actividade física e alimentação saudável
Segundo a Organização Mundial de Saúde, existem oito factores de risco que mais contribuem mundialmente para a mortalidade e morbilidade onde encontramos no pódio em primeiro lugar a inactividade física e em segundo e terceiro o consumo insuficiente de frutas e vegetais e a obesidade, respectivamente. A seguir estão a hipertensão arterial, hipercolesterolémia, Diabetes, consumo de tabaco e por fim a Ingestão de álcool.
A combinação de uma alimentação saudável, completa e equilibrada com a prática frequente de exercício físico é fundamental para a melhoria da nossa qualidade de vida, devendo ser adoptada por pessoas de todas as idades.
Estudos indicam que esta combinação previne o aparecimento de certas doenças tais como doenças cardiovasculares, Diabetes, síndrome metabólica, certos tipos de cancro nomeadamente o cancro colo-rectal, entre outras. Traz-nos também imensos benefícios ao nível psicológico (redução da ansiedade e depressão).
Para aqueles que praticam actividade física com regularidade, uma correcta alimentação ajuda no período de recuperação, na fadiga, na reposição das reservas energéticas e na diminuição do risco de lesões. Deverá ter-se em conta o tipo de actividade física, a frequência do treino, os seus objectivos bem como os hábitos alimentares, historial clínico e antropometria (composição corporal). Desta forma torna-se indispensável o acompanhamento de um nutricionista para avaliar quais nutrientes que deverão ser introduzidos na alimentação do praticante, de forma a que este alcance esses objectivos sem desenvolver uma carência nutricional nem comprometer a sua saúde física e mental.
Helena Mendes da Maia
Nutricionista
Cédula Profissional nº 0084N