#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
05
12
2022

4 alimentos: raízes e tubérculos e as suas propriedades

Os solos são um grande recurso da sustentabilidade alimentar, enquanto base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e da própria segurança alimentar. Assim, relembramos hoje 4 alimentos cuja porção edível está contida no solo (raízes e tubérculos), e as suas propriedades: 

Gengibre

O gengibre possui um sabor picante, ligeiramente amargo e aromatizado. Pode ser utilizada a raiz (fresca ou seca), em pó ou cristalizado. Pode ser consumido como tempero, em chás, doces ou batidos.

Benefícios:

– ajuda na digestão e melhora a sensação de flatulência 

-reduz a sensação de enjoo, devido à sua ação antiemética, podendo ser utilizado durante a gravidez

– reforça o sistema imunitário

– acção antimicrobiana e antifúngica 

– estimula a circulação e previne a retenção de líquidos

Cenoura

A cenoura apesar de apresentar um teor de hidratos de carbono ligeiramente superior aos restantes hortícolas, o seu valor energético é baixo. É rica em vitaminas A e C e potássio. A sua cor laranja deve-se à presença de carotenos. Trata-se de um alimento bastante versátil que pode ser incluido, por exemplo, em sopas, saladas, pratos de carne, peixe ou bolos.

Benefícios:

– ajuda na manutenção da visão noturna

– contribui para a manutenção do bom estado da pele (estimulação do pigmento da pele e protecção da mesma dos raios ultravioleta)

– acção antioxidante e de reforço do sistema imunitário

– tem propriedades antissépticas e reguladoras da corrente sanguínea 

Inhame

O inhame é um tubérculo rico em hidratos de carbono e com uma valor energético significativo, devido ao seu elevado teor de amido. É rico em vitaminas do complexo B e C e de minerais como fósforo e potássio.

O inhame só é comestível após cozinhado, uma vez que possui naturalmente anti-nutrientes que diminuem o seu valor nutritivo e provocam toxicidade e pode ser utilizado como substituto do arroz / massa ou batata.

À semelhana da batata, o inhame pode ser cozido, assado ou frito. Geralmente é utilizado como acompanhamento das refeições principais ou na forma de purés e sopas.

O inhame deve apresentar uma textura firme e não possuir fissuras, buracos ou manchas. Deve também ser armazenado à temperatura ambiente, uma vez que o frio altera o seu sabor.

Benefícios:

– ajuda a controlar a pressão arterial, devido ao seu teor em potássio

– fortalece o sistema imunitário, por ser rico em vitaminas com ação antioxidante

– contribui para a melhoria da função cognitiva, pela presença de vitaminas do complexo B

– reduz a absorção de colesterol, devido à presença de diosgenina 

Batata doce

A batata doce é das fontes vegetais mais ricas em vitamina A, sendo a presença desta vitamina e de antocianinas as responsáveis pela sua tonalidade (alaranjada ou púrpura). Para além do teor de vitamina A é também rica em vitaminas C e E e magnésio.

Apresenta um sabor adocicado e, dependendo da variedade, pode apresentar uma polpa de cor branca, amarela, alaranjada ou arroxeada.

Pode ser confecionada de diversas formas, como: cozida, assada, em puré, frita ou em sopas.

Benefícios: 

– estimula a produção de melanina na pele

– estimulação do sistema imunitário devido ao elevado teor em vitaminas antioxidantes 

– ajuda a controlar o colesterol e baixo indíce glicémivo, devido ao seu elevado teor em fibra

Referências bibliográficas:

  1. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Tabela de Composição de Alimentos
  2. Padhan B, Panda D. Potential of Neglected and Underutilized Yams (Dioscorea spp.) for Improving Nutritional Security and Health Benefits
  3. Vitamin C and Immune Function – PMC (nih.gov)
  4. 6 Surprising Health Benefits of Sweet Potatoes (healthline.com)