#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
19
01
2019
Suplementos ergogénicos versus suplementos nutricionais

Suplementos Ergogénicos versus Suplementos Nutricionais

O praticante de actividade física intensa tal como os atletas amadores e de competição possuem maiores necessidades em comparação com o praticante de actividade física moderada.

Quando a alimentação não é suficiente para suprir totalmente estas necessidades, que pode acontecer por diversas razões como por exemplo a indisponibilidade de determinados nutrientes em quantidades satisfatórias nos alimentos ingeridos, ou o seu nível de absorção, entre outras. Então o uso de suplementos pode tornar-se útil. Existem vários tipos de suplementos:

 

Os suplementos ergogénicos são produtos que devido às suas propriedades fisiológicas ou farmacológicas aumentam o rendimento físico de forma a melhorar a performance do atleta no treino.

 

Já os suplementos nutricionais deverão ser vistos como um complemento a uma ingestão alimentar deficiente, como por exemplo em casos de dietas hipocalóricas onde poderão haver défices de alguns nutrientes. Estes suplementos podem ser aconselhados também em casos de patologias em que haja défices na ingestão alimentar ou na gravidez, período em que há um aumento das necessidades de determinados nutrientes, sob aconselhamento do profissional da saúde.

 

É importante ter em consideração que não é exigido que em ambos os casos estes passem pelo mesmo controlo rigoroso e criterioso pelos quais passam os medicamentos. Por esta razão existem alguns relatos onde é referido que o conteúdo do suplemento não corresponde ao que se encontra descrito no rótulo, sobretudo em suplementos ergogénicos. Uma situação preocupante no caso dos desportistas (especialmente aos que são sujeitos a testes antidopagem) é a contaminação destes produtos com substâncias proibidas no desporto.

 

Helena Mendes da Maia

Nutricionista e Mestre em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar

Autora do livro “Longevidade à La Carte”

Cédula Profissional nº 0084N

nutricao.marisol@aquafitness.pt

nutricao.marisol@aquafitness.pt

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE