#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
11
09
2018

Suplementos alimentares: Creatina e Whey

Atualmente existe uma tendência clara para um consumo exagerado de suplementos ergogénicos*, motivado em grande parte pela noção errada de que quanto maior for a dose ingerida, maior é o efeito.

 

Os suplementos alimentares adquirem um papel importante na performance do atleta quando existem défices de um determinado composto ou então se a ingestão desse mesmo composto a partir da alimentação for impraticável, ou seja, para atingir as recomendações seria necessário doses bastante elevadas de certos alimentos. No entanto, se o atleta alcançar as necessidades de energia e de micronutrientes a partir da dieta, não existem benefícios adicionais com a suplementação.

 

*O que é um suplemento ergogénico?

– É um produto com uma base nutricional, embora não necessariamente constituinte da alimentação diária, que pelas suas propriedades fisiológicas ou farmacológicas, aumenta o rendimento físico para além daquilo que é obtido pelo simples treino.

 

Creatina

 

Para que serve?

– O papel ergogénico da creatina é explicado pelas suas funções no fornecimento de energia ao músculo-esquelético e eventualmente, por uma ação estimulante sobre a síntese proteica.

 

Como se processa?

– A creatina fosfato permite manter os níveis de ATP (energia) durante a contração muscular. A ingestão de creatina visa expandir essas mesmas reservas no músculo garantindo às células uma maior e mais rápida capacidade de ressíntese de ATP, que consequentemente aumenta a potência e a resistência muscular.

 

Quem beneficia com a sua toma?

– Atletas que queiram melhorar a sua performance em exercícios de curta duração/alta intensidade/repetidos.

– Vegetarianos, derivado às principais fontes de creatina serem de origem anima (arenque, porco, salmão…).

 

Whey

 

Benefícios:

– Boa capacidade de fornecimento de aminoácidos essenciais (principalmente leucina);

– Maior velocidade de absorção;

– Aumenta a síntese proteica;

– Poderá ajudar tanto na hipertrofia como na perda de peso.

 

Quanto maior a dose de whey ingerida maior o efeito?

– Não! 20g é o suficiente para maximizar a síntese proteica.

 

Quando devo tomar?

– O timing da toma não faz muita diferença, o que faz diferença é a quantidade de proteína ingerida ao longo do dia.

 

 

 

Daniela Toscano,

Nutricionista

Cédula Profissional nº 3672N

nutricao2.marisol@aquafitness.pt

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE