#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
09
11
2018

Quais os cuidados a ter no dia de São Martinho?

Como sabem, aproxima-se uma época muito especial para todos os amantes de castanhas e de água-pé.

A castanha por si só é um alimento bastante rico nutricionalmente, mas muitas das vezes desvalorizado na nossa alimentação, tendo em conta que só o ingerimos por esta altura. Tem bastantes benefícios ao nível da digestibilidade, desenvolvimento e regulação da flora intestinal derivado ao tipo de hidratos de carbono que possui e à sua excelente quantidade de fibra. Em termos de gordura e de calorias, ao contrário da maioria dos frutos gordos, apresenta valores bastante razoáveis por 100g de produto. Em relação aos minerais e às vitaminas, esta apresenta também um alto teor de vitamina C, vitamina B6, ácido fólico, potássio, cálcio e fósforo. O facto de não ter glúten, torna-a uma óptima opção para quem é intolerante.

Para acompanhar as castanhas assadas utilizamos principalmente a água-pé e a jeropiga. Que mesmo no caso da água-pé (com um teor alcoólico inferior), não deixam de ser bebidas alcoólicas e por consequência, umas calorias extras.

O que vos aconselho neste São Martinho e nos próximos é: MODERAÇÃO! Aproveitem o que a nossa gastronomia e cultura tem de melhor, mas sem excessos.

 

Daniela Toscano,

Nutricionista

Cédula Profissional nº 3672N

nutricao2.marisol@aquafitness.pt

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE