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05
09
2018
hb

Hambúrgueres de abóbora com quinoa

Ingredientes (para 10 hambúrgueres):

 

– 600g de abóbora;

– 150g de quinoa;

– 1 chávena de flocos de aveia;

– 450g de feijão-preto cozido;

– 1 cebola pequena;

– 1 mão cheia de coentros frescos;

– ½ colher de café de pimenta-preta;

– 1 colher de chá de pimentão-doce;

– Sal q.b.

– Azeite

 

Preparação:

 

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Descasque e corte em cubos a abóbora, regue-a com um fio de azeite e asse-a durante 30 a 40 minutos. Deixe-a arrefecer e coloque-a num triturador até formar um puré. Cozinhe a quinoa num tacho com o dobro da sua quantidade em água e uma pitada de sal durante 20 a 25 minutos.

Entretanto, triture os flocos de aveia para que fiquem em farinha. Numa taça grande misture a abóbora com o feijão-preto, a quinoa, a cebola picadinha, os coentros, a pimenta, o pimentão-doce e o sal. Esmague todos os ingredientes e envolva-os muito bem (com as mãos ou com um garfo).

Junte depois os flocos de aveia em farinha e misture tudo novamente até conseguir que a mistura se mantenha uniforme em forma de hambúrguer. Forme dez bolas de tamanho aproximadamente uniforme e achate-as até ficarem na forma desejada.

Se possível, leve os hambúrgueres ao frigorífico durante 30 minutos a uma hora, assim, durante o tempo de cozedura no forno, manter-se-ão mais ligados. Caso a sua mistura não fique bem ligada, adicione um ovo batido e misture bem.

Coloque os hambúrgueres num tabuleiro forrado com papel vegetal para irem para o forno. Regue-os com um fio de azeite. Programe o forno a 180ºC durante 20 minutos. Findo esse tempo, programe mais dez minutos com a grelha superior para tostar.

Estão prontos a servir!

 

 

Referência Bibliográfica: Receita adaptada do livro Superalimentos, Refeições com mais vida, da Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida e foto de capa retirada da mesma referência.

Daniela Toscano,

Nutricionista

Cédula Profissional nº 3672N

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