Notice: wpdb::prepare foi chamada incorrectamente. A consulta não contém o número correcto de placeholders (1) para o número de argumentos passados (3). Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /home/aquafitn/public_html/wp-includes/functions.php on line 4146

Notice: wpdb::prepare foi chamada incorrectamente. A consulta não contém o número correcto de placeholders (2) para o número de argumentos passados (3). Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.8.3.) in /home/aquafitn/public_html/wp-includes/functions.php on line 4146
Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro #divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
14
11
2017

Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro

De acordo com o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes do ano de 2015, mais de 1 milhão de portugueses entre os 20-79 anos sofre de diabetes. Verificando-se um forte agravamento da prevalência da doença com o aumento da idade.

Os fatores de risco podem ser de natureza genética ou ambiental, tais como a obesidade, a resistência à insulina, a má alimentação e a falta de atividade física.

 

O que é a diabetes?

 

A diabetes é uma doença crónica que consiste num distúrbio complexo do metabolismo energético, caracterizado por hiperglicemias recorrentes.

 

Tipos de Diabetes

 

– Diabetes tipo 1 ou Insulino-dependente

– Diabetes tipo 2

– Diabetes Gestacional

– Outros tipos de diabetes

 

Na diabetes tipo 1, as célula β do pâncreas deixam de produzir insulina derivado à destruição existente destas células produtoras de insulina.

 

Na diabetes tipo 2 existe um défice de insulina e resistência à insulina, isto é, é necessária uma maior quantidade de insulina para a mesma quantidade de glicose. Por este motivo, pessoas com maior resistência à insulina podem, numa fase inicial, apresentar valores mais elevados de insulina e valores normais de glicose. À medida que o tempo passa, o organismo vai tendo maior dificuldade em compensar este desequilíbrio e os níveis de glicose têm tendência a subir.

 

A Diabetes Gestacional ocorre durante a gravidez. Surge em grávidas que anteriormente não tinham Diabetes e, habitualmente, desaparece quando esta termina.

 

Sintomas:

 

– Visão turva

– Sede (polidipsia)

– Cansaço

– Apetite incontrolável (polifagia)

– Urinar com muita frequência (poliúria)

– Sensação de boca seca (xerostomia)

 

O exercício físico e a alimentação saudável têm um papel fundamental no tratamento desta doença. O exercício estimula o pâncreas a produzir insulina e facilita o seu transporte para as células. Uma alimentação rica em fibra, em alimentos com baixo índice glicémico e pobre em gordura irá contribuir para a melhoria do controlo das glicemias.

 

Faça exercício físico acompanhado, sugestão Aquafitness! Pela sua Saúde!

 

 

 

Departamento de Nutrição do Aquafitness da Qta. do Texugo

nutricao3.texugo@aquafitness.pt