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21
02
2018

Curcuma

A Curcuma é uma raiz que pertence à família do gengibre e teve origem no sudeste asiático. Também é conhecida por açafrão-da-índia, açafrão-da-terra, raiz-do-sol ou turmérico e apresenta cor amarela alaranjada.

 

Esta especiaria contém curcumina com efeito anticancerígeno, antioxidante (previne o envelhecimento da pele) eanti-inflamatório.Vários estudos demonstram que a curcuma tem um papel importante:

– na evolução de diversas doenças como Alzheimer, Crohn, diabetes e doenças cardiovasculares;

– como hépato-protetora ao reduzir os níveis de colesterol mau (LDL) e triglicerídeos no sangue, e aumentar o colesterol bom (HDL);

– no aumento do metabolismo basal;

– como antialérgico, antibacteriano e digestivo;

– na reparação muscular.

Os curcuminóides presentes nesta raiz protegem ainda o organismo contra a artrite reumatoide e a osteoartrite.

 

Apesar dos inúmeros benefícios da curcuma, há que ter especial atenção na sua utilização em casos de:

– úlceras gastroduodenais;

– cálculos biliares, cólicas biliares agudas e doenças ativas do fígado;

– gravidez pois pode provocar contrações uterinas se for ingerida em doses elevadas;

– amamentação;

– doença cardíaca congestiva;

– distúrbios na coagulação no sangue.

 

A substancia curcumina tem pouca biodisponibilidade sendo absorvida em pequena quantidade quando a consumimos, e o pouco que é absorvido é rapidamente eliminado. No entanto, e como incentivo a uma alimentação rica em sabor e variedade, a utilização desta especiaria, em doses moderadas, é sempre uma ótima escolha.

 

SUGESTÕES:

– Usar em infusões, sumos e batidos, pratos de carne, peixe, leguminosas, de arroz, batatas, vegetais e em biscoitos e bolos.

Prato de peixe: Salmão glaceado com curcuma e tamarindo

Infusão para estimular o metabolismo basal: raiz de curcuma + raiz de gengibre + pau de canela

Molho para temperar carne ou peixe (aumentando a disponibilidade da curcumina): 90% de curcuma + 5 % de gengibre + 5 % de pimenta preta, e um pouco de azeite OU óleo de coco OU óleo de linhaça. Misture todos os ingredientes e use na comida.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. Almeida MR. Super Alimentos, Refeições com mais vida. Safaa Dib. 2017
  2. Bailey C. Os super alimentos que podem mudar a sua vida. Casa das Letras. Alfragide. 2015
  3. Matten G. 100 Alimentos que deve comer. Vogais. 2017
  4. http://cpyoga.com/o-que-e-curcuma-especiaria-e-potente-anti-inflamatorio/
  5. Yang Y, Su YF, Yang H-W, Lee Y-H, Chou J, Ueng K-C. Lipid-Lowering Effects of Curcumin in Patients with Metabolic Syndrome: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Phytotherapy Research. Wiley Online Library. 2014

 

 

 

 

Lucília Duarte – C.P. 2068N

Nutricionista Aquafitness Quinta do Texugo

nutricao.texugo@aquafitness.pt

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