#divBusca{     background-color:#2F4F4F;     border:solid 1px;     border-radius:15px;     width:300px; } .wtrBlogDfPostOther { display: none; important! margin-top: 22px; } .wtrShtLastNewsStandard .wtrShtLastNewsStandardOther { display: none; }
02
03
2018

Check Up Aquafitness Qta. do Texugo – 20 de Janeiro

No passado dia 20 de Janeiro de 2018 realizámos no Aquafitness Quinta do Texugo o evento Check Up 2018 com diversos rastreios gratuitos para todos os clientes e convidados do Clube. Entre os rastreios nutricionais, testes físicos e dentários, houve também mini massagens SPA e o lançamento das novas coreografias das modalidades JUMP, POWER ATTACK, POWER PUMP, POWER BALANCE e POWER BIKE. Tudo isto numa manhã muito animada, que contou com um convidado especial, o Dj Divenitto.

 

Os rastreios nutricionais foram efetuados por mim, nutricionista Lucília Duarte, e pela nutricionista estagiária Daniela Toscano. Para os mesmos utilizámos Balanças de bioimpedância, modelos Tanita BC-545 e BC-601, Monitores de gordura corporal (parte superior do corpo) OMRON e Medidores de pressão arterial OMRON e Medisana.

 

Fizemos no total 30 avaliações nutricionais.

 

Num universo de 20 avaliações nutricionais a mulheres e 10 a homens verificámos que 67% têm uma percentagem de massa gorda saudável, sendo que os restantes apresentaram escassez ou excessiva quantidade de gordura. Apenas de um individuo não existe informação quanto a este parâmetro.

 

Podemos igualmente ver que em relação à gordura visceral, a grande maioria, tanto de homens como de mulheres, têm níveis saudáveis, confirmando os benefícios da prática regular de exercício físico.

 

No entanto, na avaliação de um outro parâmetro: perímetro abdominal dos atletas, as conclusões não foram tão positivas. Este parâmetro foi avaliado com o objetivo de verificar o risco dos atletas desenvolverem doença cardiovascular. Concluímos que em 43,3% dos atletas avaliados havia um risco aumentado ou muito aumentado de desenvolvimento destas doenças.

 

Por ultimo, e através da avaliação da pressão arterial, constatámos que a maior parte dos indivíduos, como seria espectável em atletas, apresentaram valores normais (pressão arterial sistólica <135mmHg e pressão arterial diastólica <85mmHg). Podemos também verificar que os atletas que tinham pressão arterial elevada, tinham também perímetros abdominais mais elevados e/ou massa gorda excessiva.

 

Em suma, continua a ser fundamental o incentivo à prática de exercício físico regular, aliado a uma alimentação saudável e atrativa de modo a promover a saúde.

 

                Esta é a nossa missão!

                Estamos aqui para o ajudar!

 

 

Referências Bibliográficas:

  1. Guidelines da Sociedade Europeia de Hipertensão para a auto-medição de pressão arterial (AMPA): relatório síntese da segunda conferência internacional de consenso sobre auto-medição da pressão arterial. Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular nº39 Supl.2. Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Janeiro/Fevereiro 2015.
  2. Guias de Bolso de HTA da SPH. Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular nº39 Supl.2. Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Janeiro/Fevereiro 2014.
  3. http://www.tanita.com/en/software/

 

 

Lucília Duarte – C.P. 2068N

Nutricionista Aquafitness Quinta do Texugo

nutricao.texugo@aquafitness.pt

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE